A Guerra Civil fictícia conhecida como '
A Dança dos Dragões' foi o início do declínio da Casa Targaryen e na qual aconteceu a extinção dos dragões. Contada no livro 'Fogo e Sangue' do autor George R. R. Martin e adaptado para a televisão como 'A Casa do Dragão' (House of the Dragon), nela foi disputada a herança pelo Trono de Ferro entre os filhos do Rei Viserys (Paddy Considine).
No episódio de estreia da série, o Rei Viserys torna como sua herdeira a sua filha, a Princesa Rhaenyra (Milly Alcock), com todos os Lordes de Westeros se juramentando à ela na Sala do Trono de Ferro. Porém, com o casamento do Rei com Alicent Hightower (Emily Carey), tem o nascimento do primeiro filho homem do monarca e, assim, alguns dos líderes começam a sugerir que a herança seja passada de Rhaenyra para ele.
O governante de Westeros antes dos Targaryen
Antes de Aegon, O Conquistador, unificar Westeros sob seu domínio, o rei governante do continente era escolhido a partir do encontro do futuro monarca com um Cervo Branco. Na mitologia de 'Game of Thrones', o animal representa a realeza. Além de serem extremamente raros em Westeros, esses animais são símbolos de poder e grandiosidade.
No terceiro episódio da primeira temporada é comemorado o dia do nome de Aegon e é dito que foi avistado um Cervo Branco no local, o que anima Otto Hightower (Rhys Ifans), Mão do Rei e pai de Alicent. Ele diz que a presença do animal naquele dia pode ser um sinal de que os deuses estão favorecendo a herança para o reinado de seu neto.
Então, o Rei e os lordes passem o capítulo inteiro procurando pelo cervo, mas quem acaba encontrando o animal sem querer, é Rhaenyra. Ela nem ao menos chega a matar o Cervo Branco, deixando-o ir embora livremente. Assim, na simbologia do mundo de Martin, os Deuses estão indicando que a filha de Viserys é a verdadeira herdeira do Trono de Ferro, por mais que os homens do reino tentem fazer de tudo para tirá-la da linha de sucessão.
A sucessão após a Conquista de Aegon Targaryen
Após a Conquista de Aegon, a sucessão passou a ser pelo primeiro filho homem, pelo direito de primogenitura ou pela escolha dos Lordes de Westeros. 'A Casa do Dragão' mostra essas duas últimas formas: Viserys foi escolhido herdeiro do Rei Jaehaerys (Michael Carter) pelo Conselho de Senhores de Westeros, e Rhaenyra é escolhida pelo seu pai pelo seu direito de primogenitura. A série ainda acrescenta um outro elemento que solidifica a herança do sucessor - o Rei passa para o seu herdeiro a responsabilidade pela profecia dada a Aegon, o Conquistador: 'A Canção de Gelo e Fogo'. Viserys a deu para sua filha Rhaenyra.
A segunda temporada da série da HBO mostra o início da disputa entre Rhaenyra (Emma D'Arcy) e Aegon (Tom Glynn-Carney) pelo Trono de Ferro. Isso acontece porquê, com a morte de Viserys, o Trono é passado para o filho dele. No livro, a Rainha Alicent, seu pai Otto e o Conselho tramam e usurpam o Trono de Rhaenyra para Aegon. Na série, antes de morrer, Viserys, em seu delírio, achando está falando com Rhaenyra, fala sobre a profecia. Isso é escutado por Alicent (Olivia Cooke) que a má interpreta e passa a acreditar fielmente que Viserys fez de seu filho Aegon o seu herdeiro ao Trono de Ferro e, com seu pai e o Conselho Verde, usurpam o Trono no nono episódio da primeira temporada.
Quem é o herdeiro de Viserys e o atual Rei de Westeros?
No segundo episódio da nova temporada, intitulado 'Rhaenyra, A Cruel', uma cena confirma quem deve governar os Sete Reinos e quem é o herdeiro de Viserys I. É bem óbvio pelo diálogo da cena, deixando mais claro, novamente, quem é o verdadeiro sucessor com Otto Hightower admitindo a verdadeira decisão de Viserys.
Em discussão com o neto, após uma sequência de decisões inconsequentes dele, há um vislumbre de arrependimento no ex-Mão do Rei em colocar Aegon no Trono e aponta que Viserys estava certo sobre ele e não de forma positiva. O atual rei refuta o avô afirmando que o pai o escolheu como sucessor, mas Otto fecha a discussão com: "É isso que você pensa?". Nos instantes finais do episódio, Otto admite que o planos deles fracassaram em conversa com Alicent.
O verdadeiro governante de Westeros
Com exceção de Alicent, que acredita fielmente na sua má interpretação do que disse Viserys, Otto e alguns no Conselho sabem que na verdade aconteceu uma Usurpação da herança de Rhaenyra. Ela foi legitimada pelo pai diante de todo o Reino, recebeu dele a profecia da 'Canção de Gelo e Fogo' e se preparou para assumir o legado do pai. Além de, na mitologia dos Deuses, o Cervo Branco se apresentou à ela.
Tanto a série quanto o livro nunca mostraram que Viserys tenha mudado de sucessor antes de morrer como Alicent e Otto fazem Aegon acreditar, tanto é que George R. R. Martin deixa o seu personagem Aegon II escrito na história sendo conhecido como o Usurpador.
📍A primeira temporada de 'A Casa do Dragão' e os dois primeiros episódios da segunda estão disponíveis na Max. A segunda temporada atualmente está sendo transmitida pela HBO e Max.
Comentários
Postar um comentário