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Destaques

'Guerra Culinária' | Competição com 100 chefs de cozinha no reality sul-coreano

  ⟳ 1 minuto de leitura ⟲ A série 'Guerra Culinária' (Culinary Class Wars) é um reality show sul-coreano no qual 100 chefs de cozinha competem divididos entre os “Colheres Pretas” e os “Colheres Brancas”. A principal intenção da competição é descobrir novos talentos e mostrar se a fama realmente faz a diferença na hora de definir quem sabe elaborar o melhor prato. Oitenta são cozinheiros desconhecidos, donos de restaurantes locais, os "Colheres Pretas", que enfrentam 20 chefs renomados da Coreia, os "Colheres Brancas", sendo julgados por Paik Jong-won,um chef popular e premiado, que é sempre chamado para julgar realitys gastronômicos na TV, e Ahn Sung-jae, responsável pelo Mosu Seoul, restaurante de três estrelas Michelin (premiação máxima na culinária mundial).   O prêmio para o vencedor é de 300 milhões de wones (equivalente a US$ 225.000). A série é divertida, envolvente, tensa, intrigante e com pratos deliciosos, bela direção de arte, bela fotografia

'A Casa do Dragão' | O pouco tempo de tela de Rhaenyra na segunda temporada


⟳ 2 minutos de leitura ⟲ 




A Guerra Civil Targaryen começou de fato na segunda temporada de 'A Casa do Dragão' e, embora, ela esteja sendo travada em seu nome, o Collider fez um ensaio (aqui resumido) no qual fala sobre Rhaenyra Targaryen (Emma D'Arcy) ter estado ausente e inativa durante grande parte da temporada. A série simplesmente não oferece tempo de tela suficiente com Rhaenyra e essa limitação deixa sua facção sem rumo e com histórias repetitivas. Além disso, acaba por não destacar as complexidades pessoais da protagonista, dando a ela o peso emocional necessário para ser realmente impactante.

Excluindo o primeiro episódio, onde a ausência de Rhaenyra foi uma escolha eficaz com ela lamentando a perda de Lucerys (Elliott Grihault), voando por dias em busca de seu corpo e retorna com uma fala marcante, "Eu quero Aemond Targaryen". Este momento é um triunfo brilhante na atuação de Emma D'Arcy. Mas não importa o talento de D'Arcy se as emoções complexas de Rhaenyra não forem exploradas e a falta de tempo real na tela tem sido um desserviço a tudo o que sua personagem poderia ser.

Mesmo quando ela recebe tempo de tela seu enredo se tornou repetitivo e decepcionante. Ela é forçada a permanecer no castelo por segurança, tem que lidar com um Pequeno Conselho que não a respeita e está ausente de partes significativas de cada episódio, mesmo Rhaenyra expressando suas próprias frustrações por estar confinada no castelo.


 





O tempo de tela reduzido de Rhaenyra parece mais aparente por causa de quão mais ativos os outros personagens têm sido. Seu oponente Aegon II (Tom Glynn-Carney) tem se destacado nesta temporada, sendo explorado suas falhas e inseguranças e ao mesmo tempo ele atuou na batalha. Até mesmo Aemond (Ewan Mitchell) correspondeu aos medos que todos tinham dele, já que suas conspirações militares levaram à morte de Rhaenys (Eve Best) e sua ascensão pessoal a regente.

Rhaenys se ofereceu para a batalha, fazendo um movimento decisivo e sacrifício em um momento crítico da guerra. Jacaerys (Harry Collett) tem sido um embaixador eficaz para sua facção, negociando com os Arryns, Starks e Freys para construir o exército de Rhaenyra. Baela (Bethany Antonia) voando em seu dragão fazendo a vigia das tropas verdes e, até mesmo Daemon (Matt Smith) em sua própria jornada surreal em Harrenhal, tem sido uma das explorações de personagens mais envolventes da temporada até agora. 




As ações desses personagens secundários diminuem a importância de Rhaenyra, empurrando-a para fora da narrativa central e enfatizando suas próprias deficiências como governante, já que seu tempo na tela também parece decepcionante. 

A série tem mostrado que o patriarcado restringe e prejudica o povo de Westeros e isso trouxe prejuízo para as personagens femininas ao enquadrá-las como amantes da paz e pacientes, e os personagens masculinos como famintos por guerra e temerários. Em vez de permitir que Rhaenyra e Alicent (Olivia Cooke) sejam personagens complexas e falhas, suas motivações e ações tiram muito da nuance em torno de suas histórias.




A adaptação da personagem para a série se encaixa muito mais no molde de um herói tradicional, em vez de uma figura trágica em uma guerra agridoce , uma mudança que na verdade torna sua personagem menos interessante. 

O foco limitado em Rhaenyra e sua falta de nuance em breves momentos tiram muito das tragédias que fizeram desta guerra um evento tão lendário na história de Westeros.




📍A primeira temporada completa e os cinco primeiros episódios da segunda temporada de 'A Casa do Dragão' estão disponíveis na Max.

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