Pular para o conteúdo principal

Destaques

‘Rainha das Lágrimas’ é eleito o melhor k-drama de 2024

⟳ 1 minuto de leitura ⟲  No dia 12 de outubro, aconteceu a 15ª edição do Korea Drama Awards 2024, um dos eventos mais esperados do calendário cultural da Coreia do Sul. A cerimônia celebra os atores, trilhas sonoras e dramas que foram ao ar durante o ano em canais nacionais e a cabo, bem como em plataformas OTT (streaming). Produzida pelo Studio Dragon, ‘Rainha das Lágrimas’ foi eleita o melhor k-drama do ano . Escrita por Park Ji-eun, conhecida pelo seu trabalho em ‘Pousando no Amor’, e trouxe como protagonistas os atores Kim Soo-hyun (‘Tudo Bem Não Ser Normal’) e Kim Ji-won (‘Mr. Sunshine’), tornando-se um sucesso mundial. Leia também:   Song Joong-Ki reprisa o seu papel Vincenzo em ‘Rainha das Lágrimas' Além de Melhor Drama , a série sul- coreana venceu nas seguintes categorias:  Prêmio Hot Star Feminino: Kim Ji Won  Prêmio Global Star: Kim Soo Hyun  Melhor Casal: Kim Soo Hyun e Kim Ji Won Melhor Canção: ‘More Than En...

'The Iron Throne': cinco anos da exibição do episódio final da série 'Game of Thrones'


⟳ 3 minutos de leitura ⟲



Há cinco anos, em 19 de maio de 2019, foi exibido "The Iron Throne', o último episódio da série de televisão de fantasia da HBO, 'Game of Thrones'. Sexto episódio da oitava e última temporada do show, ele foi escrito e dirigido pelos criadores da série, David Benioff e D. B. Weiss. A recepção por parte dos fãs foi geralmente desfavorável, recebendo altas críticas negativas dos especialistas e do público, sendo considerado um dos piores finais de uma série de televisão. 

"Jon fica chocado quando os Imaculados executam soldados capturados sob as ordens de Daenerys. Tyrion encontra Jaime e Cersei mortos nas ruínas. Daenerys reúne os Imaculados e os Dothraki, proclamando que ela os liderará para "libertar" o mundo inteiro. Tyrion renuncia ao cargo de Mão da Rainha e é preso por traição. Arya e Tyrion alertam Jon separadamente que Daenerys é uma ameaça para ele, para a Casa Stark e para o povo. Jon confronta Daenerys. Incapaz de interromper seu caminho destrutivo, Jon agonizante a mata. Drogon, enfurecido, derrete o Trono de Ferro e leva embora o corpo de Daenerys... 

... Mais tarde, Tyrion propõe que todos os futuros monarcas sejam escolhidos pelos líderes de Westerosi, em vez da sucessão familiar. Bran Stark é proclamado Rei Bran, o Quebrado. Ele concede ao Norte a independência como reino e nomeia Tyrion como sua Mão. Jon é condenado à Patrulha da Noite para apaziguar os Imaculados, que partiram para Naath, terra natal de Missandei. Tyrion reorganiza o Pequeno Conselho (Brienne, Bronn, Davos e Sam) para reconstruir Porto Real. Podrick é nomeado cavaleiro. Sansa é coroada Rainha do Norte. Arya embarca para explorar terras desconhecidas a oeste de Westeros. Jon se junta a Tormund e Ghost em Castle Black, liderando os Selvagens ao norte da Muralha".



O episódio foi visto por 13,61 milhões de telespectadores em sua transmissão inicial ao vivo na HBO, tornando-se o episódio mais assistido da série, bem como a transmissão mais assistida da HBO de todos os tempos. Em compensação, no site agregador de críticas Rotten Tomatoes, 47% de avaliação dos críticos, com uma classificação média de 6.3/10. O consenso do site diz: "Se nada mais, 'The Iron Throne' é um final de série agridoce - embora infelizmente sem graça - que garante que os fãs de Game of Thrones permanecerão no destino de seus personagens favoritos por algum tempo. Será que algum dia ficarão satisfeitos com as conclusões da série? Pergunte-nos novamente daqui a 10 anos". É o episódio de menor pontuação da série no site. 

Segundo David Benioff e D. B. Weiss afirmou em uma entrevista à Entertainment Weekly este episódio inclui o terceiro de três momentos contados a eles por George R.R. Martin. Os dois momentos anteriores foram Stannis sacrificando sua filha Shireen, retratada em 'A Dança dos Dragões' (2015), e a origem do nome de Hodor e sua correlação com sua eventual morte, retratada em 'A Porta' (2016). Ao contrário dos dois momentos anteriores, os roteiristas não esclareceram qual é o terceiro momento para não estragar os romances de Martin. Porém, o ator Isaac Hempstead Wright, intérprete de Bran, afirmou que os criadores disse a ele que "havia duas coisas que George RR Martin havia planejado para Bran: a revelação de Hodor e que ele seria rei".




Leia também: Os criadores de 'Game of Thrones' falam sobre as reações negativas dos fãs ao final da série 



1. A última cena da série foi filmada no mesmo local onde foi filmada a primeira cena do show. O show termina com a mesma cena que começou: “A porta na Parede se abrindo e um membro da Patrulha da Noite saindo para a natureza”.

2. De acordo com a proposta original de George R.R. Martin para a série, apenas cinco personagens principais sobreviveriam até o final da série: Jon, Daenerys, Tyrion, Arya e Bran. Todos os cinco apareceram ao longo de toda a série, e todos, exceto Daenerys, ainda estão vivos no final da série.

3. Originalmente foi planejado que Jorah Mormont sobreviveria a Batalha de Winterfell e, após os acontecimentos em Porto Real, se juntaria à Patrulha da Noite com Jon, mas foi decidido matá-lo. "A quantidade de lógica que teríamos que dobrar para levar Jorah até A Muralha e fazê-lo sair do lado de Dany logo antes [dos eventos no final], não há como fazer isso alegremente. E Jorah deveria ter a morte nobre que ele anseia defendendo a mulher que ama".

4. Em uma referência à sexta temporada, Davos vê um cavalo de madeira carbonizado nas ruas queimadas de Porto Real. Em 'Batalha dos Bastardos' (2016), Davos se depara com o veado de madeira carbonizado que ele esculpiu e deu de presente a Shireen, que havia sido queimado na fogueira por Melisandre e Stannis na temporada anterior.

5. Quando Daenerys entra na sala do trono da Fortaleza Vermelha, parece muito semelhante à sua visão dela na Casa dos Imortais em Valar Morghulis (2012), com um telhado desabado e coberto de neve, e inclui as mesmas pistas musicais. A cena dela tocando o braço do Trono de Ferro reflete a cena de sua visão de quase tocá-lo.

6. A descrição que Daenerys dá a Jon sobre o Trono de Ferro é a mesma descrição feita pela personagem escrita nos livros de George R. R. Martin.



7. As Casas Stark e Tully são agora as únicas grandes casas com vários membros vivos (Sansa, Arya e Bran; Edmure e seu filho anônimo). Outros foram reduzidos a um membro vivo: Tyrion Lannister, Robin Arryn, Yara Greyjoy e Gendry Baratheon são os únicos membros sobreviventes de sua casa, enquanto Jon Snow é agora o último Targaryen vivo.

8. Tyrion prometeu anteriormente a Bronn terras no Norte em 'Mockingbird' (2014) se ele fosse seu campeão, mas Bronn recusou, chamando o Norte de "frio sangrento" e muito longe. Ele agora se torna o diretor do Highgarden em Reach, que ajudou a conquistar em 'The Queen's Justice' (2017), e que é conhecido por seu clima ensolarado.

9. No piloto, Sansa menciona que quer se casar com Joffrey porque então ela será rainha; ela é coroada Rainha do Norte - sem ser casada. Este episódio ecoa o nome original do volume final da série "As Crônicas de Gelo e Fogo", "A Time for Wolves", em que todas as crianças Stark, com capítulos de ponto de vista, sobrevivem e florescem. 

10. Bran se torna o novo rei dos Seis Reinos que incluem, agora que o Norte (Stark) se separou, Dorne (Martell), The Reach/Highgarden (Bronn), The Riverlands (Tully), The Vale (Arryn), The Westerlands (Lannister) e The Stormlands (Baratheon).



Após o final da série, o autor George R.R. Martin respondeu à pergunta se o final do livro seria diferente da série. 

"Bem, sim. E não. E sim. E não. E sim. E não. E sim. Estou trabalhando em um meio muito diferente do que os showrunners, que tiveram seis horas para esta temporada final. Há personagens que nunca apareceram na tela, e outros que morreram na série, mas ainda vivem nos livros. Então, pelo menos, os leitores saberão o que aconteceu com outros personagens, grandes e pequenos, que os espectadores da série nunca tiveram a chance de conhecer"

Ele também insistiu que as reações ao final do programa não teriam consequências para o final do livro que ele tinha em mente, sugerindo que a morte de Danaerys, Bran sendo eleito rei, Jon retornando à Muralha e a separação do Norte de Westeros seriam abordados em alguma forma em seus romances.



📍As oito temporadas completas de 'Game of Thrones' e a primeira temporada completa de "A Casa do Dragão' (House of the Dragon) estão disponíveis na Max.

Comentários